Muito associado ao Cristo Jesus, que é o Oxalá da nossa Umbanda, as entidades militantes nesta linha são difíceis de se ver em ato de incorporação nos templos.
Quando incorporadas em seus médiuns são tranqüilas e suas mensagens normalmente têm um propósito geral, ou seja, uma mensagem coletiva, que venha interessar quase sempre a mais de uma pessoa.
Seguindo a regra das outras explicações que demos anteriormente, Orixalá (a palavra) significa A Luz do Fogo Divino (A Luz do Senhor Deus).
Esta Linha tem a supervisão de JESUS, o Cristo, e representa o Princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais.
Ele é quem rege o nascimento dos filhos de Leão*.
* Outros segmentos utilizam uma forma diferenciada para descobrir qual o Orixá que rege uma pessoa encarnada. Preferimos este método que indica o Orixá Regente no período em que a pessoa nasceu. Existem outras influencias tais como horário e dia da semana, mas por hora a identificação com o Orixá Regente nos é importante para sabermos, por exemplo para quem pedirmos auxílio em determinado caso ou situação.