Normalmente associado de forma sincrética a São Jerônimo, o santo da Igreja Católica, o orixá Xangô está muito afeto ao karma das pessoas.
Daí ser conhecido como o Senhor da Balança e ter associado também sua imagem a São Miguel Arcanjo, que sempre aparece com a balança nas mãos. É lembrado nas cachoeiras, pedreiras e nos raios e, a bem da verdade, são estes ligados a este portentoso Orixá.
Atua com muita determinação e sua voz quando sai quase sempre "ecoa no ar".
Já em um aspecto mais profundo (esotérico), Xangô (a palavra) significa O Ser Existente, Dirigente das Almas, O Senhor da Balança Universal, que afere nosso estado espiritual.
Ele é quem rege o nascimento dos filhos de Peixes* e de Sagitário*. Ou seja, daqueles mais afetos a influência do planeta Júpiter. Quem se aprofundar um pouco mais descobrirá também sua influência.
* Outros segmentos utilizam uma forma diferenciada para descobrir qual o Orixá que rege uma pessoa encarnada. Preferimos este método que indica o Orixá Regente no período em que a pessoa nasceu. Existem outras influencias tais como horário e dia da semana, mas por hora a identificação com o Orixá Regente nos é importante para sabermos, por exemplo, para quem pedirmos auxílio em determinado caso ou situação.